Esboço "É TEMPO DE ANUNCIAR O EVANGELHO" Atos 7.54-60; 8.1-8
- mauricioferreira07
- 17 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Um dos grandes desafios da nossa vida é saber se comunicar bem e no tempo certo, Tiago 3.2. Você concorda com Tiago? Concorda que falhamos em nossa comunicação com as pessoas? Então, podemos admitir que se comunicar no momento preciso, falar a verdade em amor, de fato, é uma virtude que deve ser cultivada por cada um de nós. E isso tem a ver com sabedoria, maturidade e o domínio da língua.
Em Pv 25.11 diz de maneira metafórica que nossas palavras têm o poder de abençoar, porém elas também podem gerar grande perseguição às nossas vidas e à igreja, conforme At 6, 7 e 8.
Estevão, um homem cheio do Espírito Santo, de graça e do poder de Deus, é uma prova de que aqueles que são usados poderosamente por Deus, correm o risco da rejeição, agressão e morte. Infelizmente, tem sido assim com muitos seguidores de Jesus que pregam o Evangelho e são perseguidos.
Estou lhe contando essa história para dizer que apesar disso, estamos vivendo no melhor tempo para anunciar a mensagem de Deus. E por que hoje é o tempo de anunciar o evangelho?
I. Porque a bíblia diz que devemos anunciar a tempo e fora tempo, 2Tm 4.1-2.
· Observe as condições da Igreja Primitiva: Estevão havia sido apedrejado e morto por seus opositores, At 7.54-60. Uma grande perseguição foi desencadeada contra a Igreja em Jerusalém, At 8.1. E somente os apóstolos permaneceram, todos os demais fugiram para as regiões da Judeia e Samaria, At 8.1. Enquanto Saulo, fariseu, zeloso da lei, seguia assolando os cristãos concordando com a morte deles, At 8.3.
· Todavia, eles pregavam enquanto fugiam, At 8.4. Eles sabiam que não podiam perder tempo. Aprenderam essa lição com Jesus. É tempo de despertar e compartilhar o evangelho. O julgamento dos vivos e dos mortos está chegando.
· Esteja sensível para ouvir o que o Espírito de Deus diz às igrejas, Ap 2.7.
II. Porque que nós, e não apenas os apóstolos, temos o evangelho em nossos corações, At 8.1.
· Os apóstolos ficaram naquele momento em Jerusalém. Quem saiu propagando a Palavra foram os demais irmãos.
· Eles conheciam a Jesus, eram convertidos. Sabiam que todas as pessoas sem Cristo estavam destituídas da glória de Deus. Sabiam que Jesus era o único caminho, verdade e vida. Sabiam que a salvação era pela graça mediante a fé.
· Nós também sabemos de todas estas coisas. Então, devemos compartilhar o evangelho com a mesma dedicação e intensidade.
III. Porque as pessoas necessitam de Jesus e algumas o desejam, At 8.5-7.
· As pessoas ouviam com atenção a Felipe, v.6.
· Elas foram abençoadas pelo Cristo que vivia nele.
· O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, Rm 1.16.
· Uma importante lição: Onde existir alguém que precise ou deseje ouvir o evangelho, ali deve haver uma testemunha viva de Cristo para compartilhá-lo.
· Pergunto: Onde estão aqueles que desejam ou precisam ouvir o Evangelho em nossa cidade? Devemos ser testemunhas para eles.
IV. Meu último ponto é que devemos anunciar o evangelho agora porque Deus está com a gente e Ele é o nosso refúgio e fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade, Sl 46.1.
· Lendo At 8.5-7, constatamos que Felipe não estava sozinho. Deus era com ele.
· Quando compreendemos quem Deus é e quem nós somos Nele, tudo começa a fazer sentido, e até a própria morte passa por uma ressignificação.
· Nós também não estamos sozinhos ou abandonados. Deus está com a gente.
· Estamos disponíveis para ele? Seremos obedientes ao seu mandato?
· Porque a hora de anunciar o evangelho já chegou. O momento é agora.
Conclusão
Eles tinham a mensagem. Eles pregaram a mensagem. Eles viveram e morreram pela mensagem. E nós, o que faremos com o que Deus tem feito em nossas vidas? Vamos compartilhar ou vamos fugir e nos calar? Que possamos trabalhar para que os iguaçuenses fiquem alegre tal como o povo daquela cidade ficou, At 8.8. Vamos orar por isso.

Commentaires