Esboço Conferência "A ORAÇÃO QUE A MOVE DEUS"
- mauricioferreira07
- 4 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
Hoje quero compartilhar com vocês sobre oração. Desde a última pregação do Pr. João senti este peso vindo da parte do Senhor. E como já é do conhecimento da maioria, essa disciplina espiritual é essencial para nossa intimidade com Deus e sobrevivência em seu reino. Há muitos tipos de oração. Quero relembrá-los sobre isso.
Quando Deus é o centro da nossa oração, temos:
1. Ações de Graça: Basicamente é a oração que expressa gratidão a Deus por suas bênçãos. 2. Louvor: Louvar é reunir os feitos de Deus e expressá-los em palavras, numa atitude de exaltação ao seu Nome, que é digno. 3. Adoração: É o tipo de oração que exalta a Deus pelo que Ele é. Nesta oração, nada fala do homem, apenas de Deus.
Quando eu sou o centro, temos:
1. Petição: Como o nome já diz, é um pedido que fazemos a Deus visando suprir uma necessidade pessoal, normalmente tendo como base uma promessa de Deus. 2. Consagração: Essa oração é para as ocasiões em que a vontade de Deus é desconhecida. Exige espera, consagração e intensa disposição de conhecer e seguir a vontade do Pai. É uma atitude de submissão à vontade de Deus. 3. Entrega: Essa oração é feita quando um cuidado ou um problema nos bate à porta. Então, entregamos o cuidado ou a inquietação a Deus e, em seguida, experimentamos um descanso.
Quando os outros são o centro, temos:
A intercessão. Interceder é colocar-se no lugar do outro e lutar pela sua causa. Aqui temos vários motivos de intercessão: nossos familiares, os que não andam com Jesus, nossos irmãos da igreja, as igrejas, as nações, e por aí vai.
Vamos abrir nossa bíblia em Atos 12.1-19.
Lucas nos fornece um excelente testemunho de como Deus responde as orações dos seus filhos e realiza milagres e prodígios.
Diante daquela terrível perseguição de Herodes, da morte de Tiago e da prisão de Pedro, os cristãos se reuniram para interceder na casa de Maria, mãe de João Marcos, v.12.
Observe V 5. Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante A DEUS por parte da igreja a favor dele.
O PRIMEIRO PONTO SOBRE A ORAÇÃO QUE EU DESEJO RESSALTAR É:
A oração intercessória que move a Deus e promove o sobrenatural é aquela que é dirigida verdadeiramente a Ele.
· Isso é essencial para uma oração eficaz: dirigi-la a Deus. No entanto, há muitas pessoas que afirmam clamar e acreditar em Deus, porém falam e seguem uma divindade criada em suas mentes.
· O Deus verdadeiro, revelado nas Escrituras, é santo, justo, odeia o pecado e um dia julgará toda a humanidade. Ele é o Criador do mundo, aquele que condenou a humanidade com o dilúvio, salvando apenas uma família. Mas, é também aquele que nos deu os Dez Mandamentos, sua Lei, os salmos encorajadores de Davi, as profecias dos últimos dias e sua maravilhosa graça através de Jesus Cristo para que fôssemos salvos.
· Ele é verdadeiramente um Deus de amor! Contudo, Ele não vai tolerar o pecado deliberado em nossa vida, porque sabe que isso vai nos destruir. Então, se queremos experimentar o mover de Deus através da intercessão eficaz precisamos nos relacionar com o único Deus vivo e verdadeiro, assim como Ele é: santo, justo, amoroso, poderoso, soberano. Caso contrário, nossas orações serão inúteis.
UM SEGUNDO PONTO QUE EU GOSTARIA DE DESTACAR É:
A oração intercessória que move a Deus e promove o sobrenatural é aquela que é oferecida incessantemente e fervorosamente.
V 5. Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia ORAÇÃO INCESSANTE a Deus por parte da igreja a favor dele.
· Do ponto de vista humano, não havia mais esperança para Pedro. Ele seria executado na manhã seguinte, porém o Deus verdadeiro respondeu a intercessão da igreja. O anjo do Senhor entrou em cena e na cela, v.7-11.
· Pedro é libertado e em seguida foi se reunir e testemunhar aos demais seguidores de Jesus que estavam orando por ele e pela igreja naqueles dias, v.12-16.
· Precisamos compreender que a oração incessante e fervorosa não é necessariamente a oração alta ou gritada, antes sim, é a oração motivada pelo amor; é a oração levantada com sinceridade, entusiasmo e fé. Não é apenas sobre mencionar nossos pedidos repetidamente, mas sim dar o nosso coração ao Pai e expressar o que nós e outros precisamos verdadeiramente.
· Um exemplo desse tipo de oração que estou falando é quando Jesus orou no Jardim do Getsêmani. Ele estava em agonia e "orou mais intensamente" (Lc 22.44). Ele orou até que Deus respondesse, Mt 7.7.
· Deus tem respondido muitas intercessões no meio desta igreja! Ele tem liberado pessoas de doenças, situações perigosas; tem livrado pessoas da morte e de caminhos de destruição. Deus tem aberto portas de trabalho de maneira poderosa. Por isso, é muito válido manter um diário de oração, porque nos ajuda a lembrar das necessidades das pessoas e reconhecer os pedidos que Deus já atendeu em nosso meio.
UM ÚLTIMO PONTO QUE EU GOSTARIA DE RESSALTAR É:
A oração intercessória que move a Deus e promove o sobrenatural é a que está de acordo com sua vontade e em comum acordo com a igreja.
V 5. Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus POR PARTE DA IGREJA A FAVOR DELE.
· Em outras palavras, todos estavam orando por Pedro.
· Tenha um parceiro de oração.
· Deus responde as orações quando duas ou mais pessoas estão reunidas, Mt 18.19.
· Procure manter coração puro, manso e humilde na presença do Pai.
REFLEXÃO:
1. Você está convencido de que está orando ao único Deus verdadeiro? Está seguro que está orando ao Deus que se revela nas Escrituras, ou seja, aquele que é santo, amoroso, justo e soberano?
2. Quando foi a última vez que você orou fervorosamente? Qual era sua necessidade e como o Senhor respondeu?
3. Você pode confirmar que suas solicitações mais recentes são segundo a vontade de Deus? Como pode ter certeza de que não pediu de acordo apenas com seus próprios desejos?
